Época 2015/16

Época 2015/16

O MST foi processado pelo FCP

Parece mentira, mas é verdade!

«Sou contemporâneo do Miguel Sousa Tavares, e, não obstante estar em frequente desacordo com o que ele diz e escreve, admiro-lhe o talento literário e o seu desassombro de homem livre. Das coisas que sempre mais lhe critiquei, foi o seu conformismo relativamente à ortodoxia oficial do FC Porto, desde há 30 anos, caracterizada por um facciosismo exacerbado; o FC Porto, com os sucessos desportivos que tem tido, podia ser um clube muito maior do que aquilo que hoje é, porque o seu sectarismo acaba por lhe retirar dimensão.

Só que, como em tudo na vida, há limites, até para a dedicação cega, e até o Miguel Sousa Tavares acabou por abrir os olhos e questionar o óbvio, ou seja, aquilo que toda a gente via, mas ninguém tinha a coragem de trazer a público. Em concreto, num artigo em jornal da concorrência, interrogou-se sobre os elevados montantes pagos pelos passes de Ghilas, Herrera e Quintero – claramente desproporcionados relativamente ao seu valor como jogadores – e exprimiu a opinião que os 3,7 milhões de euros correspondentes a metade do passe de Ghilas não terão chegado aos cofres do Moreirense, titular formal do mesmo. Sabe-se agora que a SAD do Porto acionou judicialmente Miguel Sousa Tavares por causa do artigo, reclamando um milhão de euros, por alegados danos morais.

Desta insólita iniciativa retiram-se duas conclusões. A primeira é a de que o núcleo duro do FC Porto está a encolher a olhos vistos, reduzindo-se à sua expressão mais simples, quando age desta forma contra um fiel entre os fiéis, como era o Miguel Sousa Tavares, a quem raramente se conheceu uma palavra dissonante da cartilha oficial. A segunda, muito mais grave, é a de que não acredito que ninguém, nem mesmo o demandante, tenha a mais remota expectativa de a ação proceder e de fazer prova do alegado prejuízo; o que está em causa, sejamos claros, é uma pura manobra de intimidação.

Sob a ameaça da exaustão económica, quer-se calar uma voz que agora se tornou incómoda, porque resolveu dizer alto o que muitos sussurram baixinho, e que foi perguntar porque é que o FC Porto ganha tanto dinheiro com as vendas de jogadores e ainda tem um passivo tão grande, e em que becos esconsos se vai perdendo aquilo que deveria pertencer ao clube.

Por outras palavras, o FC Porto persegue o Miguel Sousa Tavares por delito de opinião. O que é, convenhamos, muito feio, e ilustra a dificuldade com que os seus dirigentes convivem com a liberdade de expressão. Sendo o Miguel um homem de coragem, tenho a certeza que não vai esmorecer; só espero que, cicatrizadas as feridas (eu sei o que são desgostos clubísticos!), este episódio o ajude a olhar para o FC Porto como tem olhado para tudo o resto na vida, ou seja, com independência.»
(Carlos Barbosa da Cruz, in Record)

1 comentário:

Sarilhos Grandes disse...

Se eu compreendi bem, este Carlos Barbosa da Cruz, que em princïpio
deve ser jornalista, està a elo-
giar o MST por este ter feito (ou talvez lhe tenham relatado os factos )o trabalho que compete a qualquer jornalista: a investi-
gação de factos que possam ser de interesse publico,com coragem e
sem deturpar a verdade...! Ora as
palavras coragem e verdade não
fazem parte, na esmagadora maioria das vezes das directivas
do record. Deontologia não mora
neste jornal. Para os pröximos
eventos/artigos sobre o FCP,DEVIAM
SEMPRE CONSULTAR O MST: ele sabe mais que vocês, NÃO TEM MEDO e
é sempre mais um fanàtico anti-
-Benfica; logo os artigos dele
terão todo o interesse para o
record, que assim servirà, de
bandeja, o scp. Não???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO